Mantō-E: As Lanternas Iluminadas

Posted: segunda-feira, 26 de julho de 2010 by Bárbara Ribeiro in
0

Todos os anos no mês de agosto acontece o
Mantō-E: Festival das Lanternas Iluminadas.

Mantō-E  é um processo de culto do budismo de tradição milenar pela qual, pendurando num lugar alto inúmeras lanternas iluminadas cultua-se os Budas e os Bodhisattwas. Quando oferecemos as lanternas em memória aos nossos antepassados e/ou amigos já falecidos, mesmo os que estejam perambulando pelo "umbral" (como é chamado no espiritismo), estes são conduzidos pela claridade dessas lanternas ao mundo dos Budas e Bodhisattwas, sendo assim os espíritos que estão em sofrimento saem do mesmo, e espíritos que não estão recebem ainda mais luz.  Os espíritos que não sabiam como e nem por onde estavam andando, enxergam claramente as lanterninhas, e intuitivamente sentem que indo até lá podem ser salvos e, com isso, recobram seus ânimos.

Porém para os espíritos que não foram dedicadas lanterninhas pelos seus descendentes, esta claridade não pode ser vista.

No Festival de Mantō-E é também o momento em que podemos escrever nossos pedidos nas lanterninhas que são dedicadas a Buda.

O culto de dedicação de lanternas iluminadas aos nossos antepassados é uma das formas de cortarmos os karmas que possuímos!

*Neste ano o Mantō-E acontecerá do dia 7 ao dia 15 de agosto de 2010

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.